domingo, 6 de maio de 2012

Disco rígido e seus componentes

Neste tutorial sobre hardware você terá o conhecimento de uns dos hardware inportantes no nosso pc o HD(disco Rígido) é nele que o computador grava e armazena totas as nossas informações que salvamos em nosso pc.
Ex : programas instalados,músicas e videos baixados trabalhos em geral que fazemos em nosso computador o nosso disco rígido é um dispositivo responsável por armazenar informações.

A arquitetura do HD é formada por vários discos magnéticos empinhados um sobre o outro com o nome(platters) produzidos de material de alumínio entre eles existe um leitor magnético conhecido como (Head) responsável por fazer a varre tura dos arquivos fazendo a leitura e a gravação de seus dados. o hd e dividido em cilintros, cada cilintro é composto por um grupo de trilhas do mesmo número em superficies diferentes.
As trilhas são círculos concêntricos igualmente espaçados em setores os setores são organizados em ( clusters ou unidades alocáveis é a maior parte endereçavel nos disco magnéticos é a maior unidade de espaço em disco que se atribuida a um arquivo você pode colocar mais de um disco rígido em seu computador mais existe uma regra para isso você deve configurar o hd em(Master) e o segundo em (slave) isso se faz com através de pequenas peças chamadas de (jumpers) .
existem tambèm os controladores de dados de Hd são padrões para a construção de um disco chamada ide (integrated drive eletronics) outra chamada scsi (Small computer system interface) mecanicamente ambos os padrões são semelhantes o conector de força é indêntico mas o conector de dados é completamente diferente os jumpers de um hd IDE permitem duas posições master e slave já o scis pode ter até 16 posições .
Os cabos scsi podem ter 50,68 ou 80 vias porém ele é mais caro que outros que pode suportar até 15 pinos ao contrário dos quatro do sistema IDE essas são umas das partes de hardware do disco rígido agora vou mostrar a parte virtual do disco rígido e para que serve para particionar um disco fazer uma partição é preciso ter conhecimento em formatação de sistema operacional é na hora de formatar o pc que se faz a partição do hd você pode dividi-lo em várias partes.
Note quanto o hd não é dividido aparece apenas o c: em meu computador mais se você particionar erá aperecer outros disco em seu sistema ex: A: D: B: e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário